Confira dicas para visitar o Museu de Arte, a Casa do Baile, a Igreja São Francisco de Assis e o Mineirão, ao redor da Lagoa da Pampulha, em BH.
A Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, é um dos principais cartões postais da capital de Minas Gerais. Ela tem 18km de percurso total e vários atrativos ao seu redor.
A região foi praticamente toda projetada por Oscar Niemeyer na década de 1940, quando o prefeito de Belo Horizonte era Juscelino Kubitschek. A ideia do então prefeito era tornar a Pampulha o mais belo bairro do Brasil.
Em 2016, a região da Pampulha se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Selecionei quatro pontos imperdíveis para se conhecer em um percurso de aproximadamente 5km. Ou seja, legal para se fazer a pé mesmo. E o melhor: dá para ir apreciando a bela vista da lagoa!
Museu de Arte da Pampulha
O prédio era um cassino no início da década de 1940 e foi o primeiro projeto de Niemeyer para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Os jardins ao redor são do famoso paisagista Burle Marx.
Com a proibição do jogo no Brasil em 1946, o local só virou o museu que é hoje em 1957, quando ocorreram as primeiras doações de obras de Guignard e Di Cavalcanti, por exemplo.
O museu funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Mas é bom conferir quando rola troca de exposição, pois eles podem mudar os dias de fechamento. Foi o que aconteceu quando eu fui pela primeira vez. Embora fosse data e horário “normais” de funcionamento, como eles mudando as exposições, ficou fechado por um período indeterminado – e sem muito aviso prévio…
Casa do Baile
Também projetado por Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, foi inaugurado em 1943 e consistia em um restaurante e um salão de dança.
Hoje, abriga o Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte. Tem também um café bem legal e gostoso, para aproveitar e comer um tradicional pão de queijo 😉
O atrativo mesmo é a bela arquitetura do local, com suas formas curvilíneas, bem característico de Niemeyer.
O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
Igreja São Francisco de Assis
Após ter ficado mais de dois anos fechada para o público, a Igreja São Francisco de Assis foi reformada e reinaugurada para a população no final de 2019.
É a primeira igreja em estilo moderno construída no Brasil. O projeto, claro, também é de Niemeyer. O exterior é todo com obras em azulejos. No interior, há 14 painéis de Portinari representando a Via Sacra.
Mineirão
Não é só de 7×1 que vive o Mineirão, não! O estádio não fica exatamente na orla da Lagoa da Pampulha, Belo Horizonte, mas muito próximo. É possível vê-lo ao caminhar pela beira d’água. Em dia de jogo, a região fica lotada de torcedores (chegando ou saindo).
Dá também para se fazer uma visita guiada ao estádio e ao Museu Brasileiro do Futebol (MBF). Custa R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia.
Os horários de funcionamento são:
Terça-feira, de 9h às 20h.
Quarta à sexta-feira, de 9h às 17h.
Sábados e domingos, de 9h às 13h.
Atenção pois esses horários podem sofrer alterações se tiver jogo.
Você também curte BH? Então segue a gente no Instagram: www.instagram.com/curtobh
0 Comentários